O treinamento nas organizações, serve para aliar e alinhar gestores e colaboradores aos procedimentos da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades. Por isso, a prática deve ser considerada um investimento, e não um custo para as organizações.

É durante um treinamento de Formação de Aperfeiçoamento ou Reciclagem que compreendemos e fortalecemos os valores, a filosofia e as políticas da companhia. Além da necessidade de implantar, mudar comportamentos e atitudes ou agregar conhecimento técnico ao comportamental

Essas informações apoiam no desempenho das atividades, para que tudo seja realizado de acordo com as diretrizes da companhia.

Dessa forma, o colaborador treinado estará apto a exercer com mais qualidade as atividades diárias, possui um conhecimento mais aprofundado sobre sua área de atuação gerando ganhos para todos.

É importante dizer, que a falta de programas de aperfeiçoamento/treinamento pode gerar prejuízos às empresas, já que o exercício da função baseado apenas nas experiências rotineiras, implica na prática da tentativa e consequentemente ao erro até que se alcance o resultado esperado – e isso pode não acontecer.

Logo, promover treinamento é um benefício por diversos motivos: Poupa tempo e agiliza ações ao otimizar o trabalho, aumenta a produtividade, melhora a comunicação entre setores, evita demissões e reposição de pessoas, ganho expressivo na comunicação com o cliente, satisfação de todo o grupo, padronização de informações, fortalece o trabalho em equipe e a resiliência, prepara o colaborador para atuar em processos contínuos de mudanças e aprendizado.

Para o colaborador, é um desenvolvimento pessoal que vem acompanhado de motivação, comprometimento e disposição; ingredientes imprescindíveis para uma carreira profissional bem-sucedida.

Sente-se valorizado dentro da empresa, e será cobrado posteriormente sobre o que foi aprendido e multiplicará este aprendizado para os novos integrantes e reciclará os que já fazem parte da companhia. Nesse contexto, todos devem participar (desde o aprendiz ao diretor).

O desenvolvimento, treinamento e aprimoramento servem ainda para que a liderança possa multiplicar os seus conhecimentos, desenvolvendo novas competências e relacionamentos interpessoais proveitosos.

Desta forma, haverá mais profissionais preparados para Gestão de Pessoa, Processos e Resultados

Treinar é também capacitar, visa direcionar o profissional a um processo de educação, reciclagem e alteração de comportamento.

O colaborador adquire características de pro-atividade, conhecimento sobre as necessidades específicas da empresa, do setor, e até mesmo estar preparado para capacitar outras pessoas e se tornar um multiplicador.

Alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e capacitação dos profissionais são:

  • Redução de custos.
  • Melhoria no Clima Organizacional
  • Diminui a rotatividade de pessoal.
  • relacionamento entre os funcionários.
  • Empresa mais competitiva.
  • Elevação na produtividade.

O crescimento e o sucesso de qualquer empresa estão relacionados com o desenvolvimento de seus funcionários; com a meta de superar padrões e elevar a qualidade dos serviços, logo, o gestor/empresa que proporciona e transmite conhecimentos aos seus colaboradores, enxerga além do presente; vislumbra novas possibilidades e oportunidades, além de promover uma gestão sustentável e mais lucrativa.

Portanto, investir na capacitação, desenvolvimento e treinamento dos funcionários da sua empresa, é investir no SUCESSO do seu negócio.

“O treinamento constante leva o ser humano à perfeição que se é possível”.

Pense nisto.

Abraços,

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