O objetivo do programa de trainee é proporcionar ao funcionário a oportunidade de desempenhar diversas funções na organização, atuando em vários setores da empresa, fazendo com que o jovem tenha uma ampla visão da organização, podendo conciliar funções de setores diferentes ou resolver problemas que não sejam somente da função que está exercendo.

Os programas de trainee oferecem um treinamento diferenciado para os profissionais, onde os mesmos passam a ter uma formação técnica e para assumir cargos superiores. Além disso, o jovem que faz parte de um programa de trainee passa por um caminho mais curto até chegar no cargo de gestor, por estarem sempre em contato direto com seus chefes, já que estes são seus tutores. Além disso, os trainees recebem uma atenção redobrada, pois futuramente irão ocupar cargos importantes na empresa.

Além da oportunidade de conhecer todas as áreas do negócio, o programa de trainee possibilita uma ascensão mais rápida da carreira devido ao contato direto com a liderança da empresa, além de ser um método eficiente de treinamento e desenvolvimento do profissional.

Vale ressaltar que o programa de trainee é feito por meio de um processo seletivo que exige muito do jovem, sendo a mobilidade um requisito fundamental, além da cobrança por resultados ser maior, a ansiedade e frustração podem atrapalhar, sendo necessário que o jovem saiba gerenciar a expectativa que ele tem e aprender a lidar com a ansiedade.

Priscilla Guimarães

 

You must be logged in to post a comment.